Docker Purge
Um Guia de Consulta Rápida do Docker
Como Remover Imagens Docker, Contêineres e Volumes
introdução do docker
O Docker facilita o agrupamento de suas aplicações e serviços em contêineres de forma que você possa executá-los em qualquer lugar. Ao trabalhar com o Docker, no entanto, também é fácil acumular um número excessivo de imagens, contêineres e volumes de dados não utilizados que atrapalham a saída e consomem espaço em disco.
O Docker lhe fornece todas as ferramentas que você precisa para limpar seu sistema a partir da linha de comando. Este guia no estilo cheat sheet fornece uma referência rápida para comandos que são úteis para liberar espaço em disco e manter seu sistema organizado, removendo imagens Docker não utilizadas, contêineres e volumes.
Como Usar Este Guia:
Este guia está no formato de consulta rápida, com trechos de linha de comando independentes. Vá para qualquer seção que seja relevante para a tarefa que você está tentando concluir. A sintaxe de substituição de comando, comando $(comando), usada nos comandos está disponível em muitos shells populares, como o bash, zsh e Windows Powershell.
Limpando Todas as Imagens, Contêineres, Volumes e Redes não Utilizadas ou Pendentes O Docker fornece um único comando que irá limpar quaisquer recursos — imagens, contêineres, volumes, e redes — que estão pendentes (não associados a um contêiner).
docker system prune
Para remover adicionalmente quaisquer contêineres e todas as imagens não utilizadas (não apenas imagens pendentes), adicione a flag -a ao comando:
sudo docker system prune -a
Finalizando
Após usar o docker system prune -a
voce deve reiniciar seu computador para que o Painel pois o uso deste comando deleta as "Redes" e por conta disso o Painel Não irá funcionar direito após o uso desse comando caso não seja reiniciado a maquina.
sudo reboot
Voce Limpou o seu docker, seu painel deve estar mais leve agora. Se você encontrar algum problema, informe-nos em nosso Discord.